top of page

A PIBRB é uma igreja cristã, que busca manter-se fiel às orientações das escrituras sagradas, considerando-a como única regra de fé e prática, e reconhecendo Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor.

QUEM SOMOS: Citação

Sobre a Primeira Igreja Batista Regular da Bahia

Uma igreja acolhedora no coração de Salvador - Bahia

Primeira Igreja Batista Regular da Bahia dá as boas-vindas para todos que buscam o amor de Deus e mantém suas portas abertas para cada alma destinada a acolher Jesus em seu coração. Convidamos você a abrir seu coração e permitir que Sua graça encha sua alma. Nossa igreja permanece sempre aberta para você. Somos um lugar de pregação das escrituras sagradas, louvor e adoração ao Eterno Deus.  Entre em contato para conhecer mais.

Image by Joel Muniz
QUEM SOMOS: Quem Somos

Desde 1962, Primeira Igreja Batista Regular da Bahia tem sido um lugar para os membros de Salvador se unirem e exercerem o culto como forma de gratidão a Deus, que compartilham da mesma fé. Será sempre um prazer ver você por aqui.

5bbd2c781420fdc4a6e8fca7cb16a1cb.jpg
QUEM SOMOS: Bem-vindo
bíblia

Artigos de Fé

1. Das Escrituras Sagradas

Cremos que as Escrituras do Antigo e Novo Testamentos, como originalmente escritas, foram plenária e verbalmente inspiradas pelo Espírito Santo, e por isso, expressam toda a revelação divina sem nenhum erro. Cremos, portanto, que a Bíblia é a suprema revelação de Deus para os homens, e a aceitamos como a única regra de fé e prática para a vida (2 Tm 3.16,17; 2 Pe 1.19-21);         

 

2. Do Deus Verdadeiro

Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, em um único Deus, o Criador dos céus e da terra, que se manifesta em três pessoas distintas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; iguais em poder e glória, executando ofícios distintos, porém harmoniosos, na grande obra da redenção humana (Êx 20.2,3; 1 Co 8.6);

 

3. Do Senhor Jesus Cristo

Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que o Senhor Jesus Cristo foi concebido por obra do Espírito Santo – nasceu da (bendita) virgem Maria, de modo sobrenatural; é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Sendo “Deus manifestado na carne”, viveu aqui na terra entre os homens, com Sua vida perfeita, imaculada, isenta e livre do pecado. Sua morte na cruz do Calvário foi o perfeito sacrifício vicário, propiciatório e substitutivo por causa dos nossos pecados e para salvar-nos da perdição eterna. Sua morte não foi apenas a morte de um mártir, mas de uma vida oferecida voluntariamente por Deus, o Pai, em lugar do pecador, como o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Ele foi sepultado, após haver morrido na cruz do Calvário, e, ao terceiro dia ressurgiu dentre os mortos. Subiu ao céu, e voltará a este mundo para estabelecer Seu Reino e assentar no Trono de Davi. Sua segunda vinda será pessoal e premilenial (conforme lemos em Is 7.14; Jo 1.1; 14.28; 1 Pe 2.22; 3.18; Mt 1.18-25; 28.6; At 15.16; 1 Ts 4.16);

 

4. Do Espírito Santo

Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que o Espírito Santo é uma pessoa divina, possuindo todos os atributos de personalidade e deidade. É igual ao Pai e ao Filho, e da mesma natureza. Sua principal missão ao mundo incrédulo é de convencer do pecado, da justiça e do juízo. Sua obra entre os salvos, em favor deles, é selar, habitar, enchê-los com a Sua plenitude, capacitá-los com um ou mais dons, guiá-los e ensiná-los a andar nos caminhos da justiça e da santidade (Jo 14.16,17,26; Hb 9.14; Ef 1.13,14);

 

5. Do Homem

Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que o homem foi criado por Deus em inocência, porém, voluntariamente, transgrediu os preceitos divinos, e, decaindo da graça de Deus, perdeu o estado de santidade que o Criador lhe dera. Em conseqüência da queda, todos os homens (porque todos descendem deste primeiro casal – Adão e Eva) são pecadores, não por constrangimento mas por motivo de sua descendência dos cabeças da raça humana (e do pecado original), e devido, também, à sua livre escolha. Por isso, “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”, e se acham sob a condenação e a ruína eterna, sem nenhuma desculpa ou defesa (Gn 1.27; Rm 3.23; 5.12-19; Is 53.6);


6. Da Salvação

Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que a salvação dos pecadores é inteiramente de graça através da obra medianeira do Filho de Deus, sem o auxílio de quaisquer méritos ou obras humanas; e que para recebê-la a única condição exigida do pecador é que ele se arrependa dos seus pecados e aceite Jesus Cristo, pela fé nEle e no Seu sacrifício na cruz do Calvário. Com esta aceitação de Cristo, o pecador nasce de novo, sendo regenerado pelo Espírito Santo e torna-se o recipiente da nova natureza – a natureza divina. Nesta grande bênção que o Evangelho de Cristo assegura ao pecador salvo, se inclui a justificação, acompanhada do perdão dos pecados, da imputação da justiça divina ao crente, exclusivamente pela fé no sangue remidor. Exercendo fé pessoal no Senhor Jesus Cristo, o crente é completamente justificado e entra na possessão de uma salvação certa, segura e eterna (Ef 2.8,9; 2 Pe 1.4; Jo 3.3-6; 10.28, 29; At 13.39);

 

7. Da Igreja


a. A Igreja Invisível

Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que a Igreja invisível ou universal é o Corpo e a Noiva de Cristo, e que Ele é o cabeça e todos os crentes os membros; e que contra ela as portas do inferno não prevalecerão (1 Co 12.12,13; Ef 1.22,23; Ef 4.15,16; 5.25-27,30,32; Mt 16.15-19);


b. A Igreja Visível

Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que a Igreja Visível, de Cristo, é a comunidade de crentes batizados e associados por um pacto, na fé e a comunhão mútua, segundo o Evangelho, com o propósito de observar as duas ordenanças, e tudo quanto Cristo mandou; e para ser governada pela lei de Cristo e exercer os dons, direitos e privilégios que lhe são peculiares à luz da Palavra de Deus. Os oficiais da igreja, segundo as Escrituras, são: Bispos ou Pastores e Diáconos, cujas qualificações, direitos e deveres estão claramente definidos nas Epístolas a Timóteo e a Tito (Mt 28.19,20; At 2.41,42; Tito 1);

 

8. Do Batismo

Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que o Batismo é a imersão do crente, em água, demonstrando, assim, através de um emblema solene e belo, a fé do batizado no Salvador crucificado, sepultado e ressurreto, significando também, destarte, que o batizado morreu para o pecado e o mundo, e ressuscitou para a vida nova em Cristo, que é o pré-requisito para ser membro da Igreja Local (At 8.36-39; Rm 6.3-5);

 

9. Da Ceia do Senhor

Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que a Ceia do Senhor é o símbolo do corpo de Cristo; e que é a comemoração da morte do Senhor Jesus Cristo, até que Ele venha; e que o crente, para recebê-la, deve antes examinar-se a si mesmo e, estando em condição, possa participar dignamente dela (1 Co 10.16,17; 11.23-28);

 

10. Do Governo Civil

Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que o Governo Civil é ordenando por Deus para os interesses e boa ordem da sociedade humana; que devemos orar pelos magistrados, honrá-los e obedecê-los, salvo naquilo que for contra os ensinos das Santas Escrituras. Cremos na separação completa e absoluta entre o governo e a igreja Local (Rm 13.1-7; 1 Pe 2.13, 14; 1 Tm 2.1-3);


11. Do Estado Eterno

Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que todos quantos forem justificados, pela fé no nome de nosso Senhor Jesus Cristo, viverão na eternidade na presença de Deus, no pleno gozo das bem-aventuranças celestiais; e que aqueles que, pela sua impenitência e incredulidade, rejeitam a oferta da graça e da misericórdia de Deus em Cristo, viverão na eternidade uma vida de punição e sofrimento eterno (Sl 16.11; Mt 25.16; Jo 14.2);

 

12. De Satanás

Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que existe um ser pessoal, chamado Satanás, “o Deus deste século”, “o príncipe do poder do ar”, cheio de toda sutileza e malícia, o qual procura, incessantemente, frustrar os propósitos de Deus e seduzir (fazer cair em tentação e no pecado) os filhos dos homens (Ef 2.2; Ap 12.9; 2 Co 4.4; 11.13-15)

QUEM SOMOS: Nossa missão

O movimento

A primeira associação das igrejas batistas regulares foi oficialmente fundada em 1932, nos Estados Unidos, porém alguns anos depois chegou ao Brasil através do serviço pioneiro dos missionários americanos das missões ABWE e Baptist Mid-Missions.

O movimento foi fundada para se opor a uma onda de liberalismo teológico que estava se espalhando pela América e Europa no início do século XX e que infelizmente já havia corrompido muitas igrejas batistas. Nesse sentido, o movimento Batista Regular é destacado pela sua firmeza doutrinária, amor inegociável a Jesus Cristo e desejo em fazê-Lo conhecido em toda a Terra.

Mapa dos Países
QUEM SOMOS: Sobre
bottom of page